História

Tudo tem um começo uma história que muda vidas.

O SONHO – 1998

Sabendo do valor da educação que tive  em nossos internatos Adventistas, eu,  Conrado Oehninger, comentava com minha esposa e meus familiares como gostaria de construir um Colégio onde os próprios alunos participassem desta construção.

Sonhava com um Colégio onde todos os professores fossem cristãos…, onde as mensalidades fossem mais acessíveis e ainda aqueles que não tivessem como custear seus estudos , pudessem ter bolsas de estudos participando de Oficinas Educativas

Conrado e Ruth Oehninger

PEDRA FUNDAMENTAL – 1999

Depois de muitos planos, com ajuda de minha esposa, meus familiares e apoio da Organização Adventista, através da ANP (Associação Norte Paranaense), no dia 21 de Maio de 1999 lançamos a Pedra Fundamental do IEMS, Instituto Educacional Pr. Manoel Soares.

 

CHEGADA DOS PRIMEIROS ALUNOS BOLSISTAS – 1999

Aquilo que era um sonho, já estava se tornando realidade.

Em 15 de dezembro de 1999, chegavam os primeiros alunos bolsistas. Eles foram convocados para participarem de um grande acampamento. Eles estariam participando de um Projeto de Pioneirismo. Eles participariam da Construção do próprio Colégio onde , dentro de alguns meses, estariam sentados nas salas de aulas.

 

Alunos bolsistas 15/12/1999

INICIO DAS AULAS – 2000

Mais uma vez Deus estava mostrando que o sonho não era meu, e sim dEle.

Quando Deus tem um plano, não tem obstáculos que venham atrapalhar. Foram muitos os milagres que presenciamos. Desde a chuva que rodeava o colégio e não atrapalhava a construção até um pai que, mesmo sem ter começado as aulas, se dispôs a fazer o pagamento do ano letivo completo. Muitos duvidaram, mas Deus nos deu coragem e força para fazer aquilo que estava nos Seus planos.

Em 9 de março de 2000, às 7h10 soava a sineta para o início das aulas no IEMS. Neste dia 157 alunos entravam em salas de aulas, ainda improvisadas, e tinham o 1º dia de aulas.

 

Início das aulas 09/03/2000

INAUGURAÇÃO DO PRÉDIO CENTRAL – 2000

Em 21 de maio de 2000, o IEMS completava o 1º ano de vida. Uma grande celebração foi organizada. E neste ano inauguramos o Prédio central , administração e salas de aulas. Muitos vieram ver de perto este projeto de pioneirismo em pleno século 21. Havia muito o que fazer, mas o pouco que existia já era motivo de gratidão.

INAUGURAÇÃO DO DORMITÓRIO E REFEITÓRIO – 2001

Mais um aniversário era comemorado. 21 de maio de 2001, agora inaugurávamos o Refeitório e o Dormitório. Foram 2 construções grandes e mais uma prova de fé. Os responsáveis para colocar o forro no refeitório nos avisaram que não conseguiriam entregar naquela semana. Era semana do aniversário, ao que respondemos que se não viesse, não precisava vir mais. Vieram… Também tínhamos que fazer a mudança da cozinha improvisada para a nova cozinha no refeitório. Mas já era tarde e ainda não tinham dado conta de assentar o piso. Pedi que nossos valorosos alunos fossem dormir. Paciência… Mas não me obedeceram e na sexta-feira, quando entrei na obra… surpreso pude ver todo piso colocado. Eram alunos de garra que estavam cumprindo os propósitos de Deus. 

 

 

Inauguração do Refeitório - 2º aniversário do IEMS

INAUGURAÇÃO DO RESIDENCIAL DOS PROFESSORES – 2003

Os anos foram passando e em 2003, propriamente no 4º ano de vida do IEMS, inauguramos o Residencial dos Professores, pois um dos princípios do IEMS é que seus professores e colaboradores residissem no próprio campus do Colégio.

Hoje já soma-se 11 residências e 4 quitinetes.

CURSO DE HABILITAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM – 2004

Já estávamos planejando a abertura do Curso de Educação Profissional Habilitação Técnica em Enfermagem. E com a graça de Deus em 2004 tivemos o início . Em 2005 formava-se a 1ª turma de Técnicos em Enfermagem. Em 7 anos, formamos 64 profissionais que hoje estão inseridos no mercado de trabalho como profissionais na área de saúde.

DESBRAVADORES “COLUNAS DA FÉ” 

Desde os primeiros anos do IEMS, foi fundado o “Clube de Desbravadores Colunas da Fé”.  Ao longos destes anos eles têm participado de Camporees, Desfiles de comemoração ao Dia da Pátria, e outros eventos mais. 

 

Desde o seu 1º ano de vida o IEMS sempre teve o Coral Jovem. A música no IEMS segue o princípio do Espírito de Profecia. Ellen White escreveu em seu livro Patriarcas e Profetas, pag. 594: ” Fazia-se com que a música servisse a um santo propósito, a fim de erguer os pensamentos àquilo que é puro, nobre e eficiente, e despertar na alma devoção e gratidão para com Deus”.

Sempre buscamos hinos de louvor que nos eleve a uma pura e santa adoração.

Jerusalém

A Construção da Igreja foi algo muito significativo para toda comunidade do IEMS. Havia a necessidade de construirmos uma Igreja, mas faltava recursos. O Colégio era novo, e toda entrada de recursos era para manutenção do próprio.

Então houve um consenso da direção e dos membros onde seria recolhida todos os sábados, além da oferta normal, uma oferta especial. Toda esta oferta foi colocada em uma poupança, e muitos anos se passaram até que em 2011, recebemos uma doação generosa o que possibilitou que déssemos o início desta grande obra.

Com a graça de Deus , a partir deste dia, as obras foram avançando e nunca parou. Muitos fizeram suas doações, e a cada sábado era uma prova de fé.

Depois de 7 anos, uma linda Igreja estava concluída. Foi uma linda festa para honra e glória do nosso Deus.